o meu melhor amigo

Ele é o meu melhor amigo. Sempre o foi, mesmo nos tempos em que, por culpa minha, dele, de ambos ou da vida em si, estivemos afastados. Somos muito diferentes. Ele tem o corpo coberto de tatuagens e tem piercings estranhos e exagerados. Em miúdos, ele gostava de metal, eu gostava de rock alternativo. Ele ouvia house e techno, eu preferia trip-hop e grunge. Ele jogava xadrez melhor do que eu, eu falava Inglês melhor do que ele. Ele gostava de matemática, eu de português. Chateámo-nos algumas vezes, estivemos prestes a andar à pancada (disputas que ele ganharia com facilidade) e fizemos birras um com o outro. Éramos inseparáveis, no fundo.

Ele é sportinguista, eu sou do Benfica. Ele tem raízes no Norte, eu no Alentejo. Ele já me deixou à espera, eu já o deixei pendurado. Já fomos Butch Cassidy e Sundance Kid (Robert Redford e Paul Newman, na imagem) e já interpretámos cenas tão tristes e ridículas e divertidas que fariam corar os argumentistas de A Ressaca. Já desabafei com ele sobre falhanços e já fui confessor de factos que levarei para o caixão.

Nem sempre estamos de acordo, mas quase vinte anos passados, estou convencido que não há nada que cinco ou seis cervejas e alguns momentos de silêncio precedidos de um exclamativo e másculo “vai-te lixar!” (ou outras versões menos polidas) não resolvam. Há dias chegámos à conclusão que estamos empatados: não sabemos ao certo qual dos dois bebe mais cerveja. Nunca mais chega domingo – quando ele regressa das suas mui gastronómicas férias no Norte – para eu lhe dar um soco numa omoplata enquanto abro uma mini:

Como é, pá? Já vou na quinta.

[Publicado originalmente a 19 de Setembro de 2014, no Facebook.]

Redford-and-Paul-Newman

Deixe uma Resposta

